18 benefícios do Pilates para a saúde
Um dos principais requisitos para ter uma boa saúde é praticar atividade física de forma regular. Mas, escolher um esporte ou exercício pode não ser tão fácil, principalmente quando a pessoa é sedentária e não tem certeza sobre qual atividade escolher.
Para ajudar você a ser mais saudável em 2025, entrevistamos a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates, Saúde Postural e Dores Crônicas.
Benefícios do Pilates para a saúde – Veja quais são
O Pilates foi criado na época da Primeira Guerra Mundial, por Joseph Pilates. O objetivo era a reabilitação dos soldados feridos nos combates. De lá para cá, o método foi aperfeiçoado e se tornou um fenômeno em todo o mundo.
Segundo Walkíria, o método é indicado para pessoas de todas as idades. “Em nossa clínica, por exemplo, oferecemos a modalidade para crianças a partir dos 6 anos. Temos também aulas voltadas para gestantes e idosos. Porém, é preciso reforçar que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode praticar Pilates”.
Confira agora os 18 benefícios do Pilates para a saúde.
1- Ajuda no controle de dores crônicas: Segundo um estudo publicado no Clinical Rehabilitation, um programa de intervenção com Pilates é eficaz para controlar a dor, melhorar a incapacidade e diminuir a cinesiofobia, o medo de sentir dor. O método é especialmente eficaz para quem sofre de lombalgia e outras dores na coluna, mas também beneficia pessoas com dores osteomusculares em geral.
2- Melhora a memória e funções executivas: Um estudo publicado no Journal of the International Neuropsychological Society mostrou que o Pilates melhora as funções executivas e a memória. Além disso, a pesquisa apontou que houve menos atrofia cerebral nas mulheres que praticavam o método. A redução do cérebro está ligada a problemas de memória e cognição, que podem levar ao Alzheimer, por exemplo.
3- Melhora a função respiratória: Um estudo brasileiro, publicado no Clinics, mostrou que o Pilates, associado a um treinamento muscular inspiratório, proporciona melhora da função pulmonar e do condicionamento físico em pessoas com mais de 60 anos. O Pilates melhorou de forma significativa a Pressão inspiratória máxima (PImáx), que reflete a força dos músculos inspiratórios e a Pressão expiratória máxima (PEmáx).
4- Melhora o sono: Um estudo comprovou que o Pilates ajuda a melhorar a qualidade do sono e sua duração em pessoas de meia idade, fase em que a insônia costuma ser mais intensa. Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental.
5- Glicemia domada: Um estudo publicado no The Journal of Strength & Conditioning Research mostrou que um programa de 12 semanas de Pilates ajudou a melhorar o controle da glicemia (nível de glicose no sangue) em mulheres idosas. Assim, o Pilates pode ser um aliado tanto para quem já tem o diabetes instalado, como também para pessoas que querem prevenir a condição.
6- Combate sintomas ansiosos e depressivos: Um estudo publicado no Complementary Therapies in Medicine mostrou que o Pilates traz efeitos positivos para a saúde mental. Segundo a pesquisa, o método é capaz de reduzir os sintomas depressivos de 11 a 81%; reduzir entre 33 e 46% os sintomas ansiosos e em 23% o cansaço. Além disso, aumenta os níveis de energia e disposição.
7- Melhora a força e o equilíbrio: Um estudo publicado no Journal of Bodywork & Movement Therapies apontou que o Pilates aumenta a força, a flexibilidade e o equilíbrio em mulheres com mais de 60 anos. Isso é fundamental para prevenir as quedas e manter a autonomia e a independência na terceira idade.
8- Protege a coluna: Um dos principais efeitos do Pilates é o fortalecimento dos músculos que dão sustentação para a coluna vertebral, o chamado CORE. Esse efeito protege a coluna de dores e outras patologias.
9- Melhora a postura: Um CORE fortalecido é crucial para manter uma boa postura. Mas, o Pilates vai além: como aumenta a consciência corporal, ajuda a pessoa a perceber que está em uma posição inadequada e se corrigir.
10- Ensina a respiração profunda: A respiração torácica, também chamada de respiração curta, leva menos oxigênio ao organismo, além de piorar os sintomas da ansiedade e do estresse. Por outro lado, quem pratica a respiração diafragmática consegue oxigenar melhor o sangue, acalmar a mente e relaxar o corpo. Inspirar e expirar profundamente ajuda a restabelecer o equilíbrio e dar um fim à tensão.
11- Ajuda a gerenciar o estresse: Durante as aulas de Pilates, o corpo produz mais serotonina e endorfinas. Estes são neurotransmissores relacionados à redução do estresse, ansiedade e sensação de bem-estar. Aliado à respiração profunda, o Pilates ajuda a reduzir o estresse.
12- Reduz a solidão e o isolamento social em idosos: Em relação aos idosos, por exemplo, as aulas de Pilates são um momento importante de interação social, algo fundamental para essa população. A solidão, a redução das atividades profissionais, o distanciamento dos filhos ou até mesmo a viuvez, por exemplo, são fatores de risco para desenvolver transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão na terceira idade.
13- Não possui contraindicações: O Pilates é um método que praticamente não possui contraindicações. É uma atividade de baixo impacto que pode ser adaptada para as necessidades do paciente, de forma individual e personalizada. Como respeita as limitações da dor, pode dar mais segurança e reduzir o medo nessa população.
14- Combate a osteoporose: O Pilates promove a remodelagem óssea por meio de exercícios de tensão e tração. Além disso, ao fortalecer os músculos, protege os ossos de possíveis fraturas.
15- Protege a coluna: Um dos principais efeitos do Pilates é o fortalecimento dos músculos que dão sustentação para a coluna vertebral, o chamado CORE. Esse efeito protege a coluna de dores e de outras patologias.
16- Melhora a flexibilidade: O Pilates é capaz de aumentar a flexibilidade e a força dos membros inferiores e superiores, melhorar a resistência aeróbica e o equilíbrio dinâmico, algo especialmente importante para prevenir quedas e fraturas na terceira idade.
17- Melhora e corrige a postura em crianças e adolescentes: O Pilates pode ser um método excelente e coadjuvante no tratamento de problemas posturais em crianças e adolescentes.
18- Melhora o desempenho em outros esportes: O Pilates pode ser muito interessante para quem pratica outros esportes e tem necessidades específicas, como aumento da flexibilidade, da coordenação motora, do equilíbrio, entre outras demandas.
Motivos de sobra para aproveita os benefícios do Pilates para a Saúde
Aproveite o começo do ano e invista na sua saúde! Agora você tem motivos de sobra para se tornar uma pessoa mais ativa em 2025.
Pilates no Campo Belo
A Clínica Walkíria Brunetti é especializada na prática do Pilates Studio e conta com salas amplas e equipadas para aulas individuais ou em dupla.
Além disso, a clínica também oferece treinos de força orientados e supervisionados pela equipe de fisioterapeutas e educadores físicos.
A clínica está localizada no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo, na rua João Álvaro Soares, 1420.
Tel (11) 5041 – 7140
WhatsApp (11) 99121 - 9670
Siga nosso Instagram
Encontre-nos do Google Maps – Veja como chegar
Matéria produzida pela jornalista
Leda Maria Sangiorgio
MTB 30.714
É expressamente proibida a cópia parcial ou total do material, sob pena da Lei de Direitos Autorais, número 10.695.
Comments