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Atraso no desenvolvimento da coordenação motora e excesso de telas

Excesso de tela quase dobra risco de atrasos na coordenação motora, diz estudo motora, diz estudo


Exposição às telas em idade precoce também aumenta em quase 5 vezes a chance de atrasos na linguagem e em 2 vezes de déficits nas habilidades sociais



atraso na coordenação motora


O uso de telas, como tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos faz parte do dia a dia de pessoas do mundo inteiro. As ferramentais digitais também são importantes no processo de aprendizagem, comunicação e outras inúmeras funcionalidades. Por isso, pode ser impensável renunciar à tecnologia em um mundo hiper conectado. Mas, se você tem filhos pequenos, é melhor repensar se realmente é necessário expô-los às telas.


Isso porque, um estudo recente publicado no JAMA Pediatrics, apontou que bebês expostos às telas por volta do primeiro ano de vida, começam a apresentar atrasos importantes na aquisição da linguagem, da coordenação motora e das habilidades sociais, principalmente na fase crítica do desenvolvimento, entre os 2 e 4 anos.

 

Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta com mais de 30 anos de atuação em fisioterapia neurológica voltada para bebês e crianças, há vários fatores que explicam as razões do impacto das telas no desenvolvimento infantil. “O tempo prolongado de tela tira da criança oportunidades de brincadeiras e atividades que são essenciais para o desenvolvimento. O bebê e as crianças maiores precisam do movimento, das interações com o ambiente, com outras crianças e mesmo com os adultos, para que possam se desenvolver de forma plena”.  


Telas e desenvolvimento da coordenação motora


O desenvolvimento da coordenação motora se inicia nos primeiros meses de vida e se aprimora ao longo da infância. Há dois tipos de coordenação motora: a grossa e a fina. “A grossa envolve os movimentos dos grandes grupos musculares das pernas, braços, pescoço e abdômen. A criança vai precisar dessa coordenação para firmar a cabeça, sentar-se, engatinhar, andar, correr, chutar uma bola, entre outros movimentos que precisam de impulso e força”, comenta Walkíria.


“Já a coordenação motora fina envolve movimentos mais refinados, como segurar um brinquedo, um talher, um copo, pintar, desenhar, recortar, escrever. Portanto, podemos dizer que é a capacidade de realizar movimentos intencionais com os músculos menores do corpo”, completa a especialista.


O desenvolvimento das habilidades motoras depende dos estímulos dados ao bebê e à criança. “Quando a tela é usada de forma passiva, por exemplo, não existe estímulo. Então, essa criança pode começar a apresentar déficits na aquisição da coordenação motora e outras atrasos, especialmente na linguagem e nas habilidades sociais”, aponta Walkíria.


O que diz a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), trouxe algumas recomendações a respeito do uso de telas por crianças. O limite de tempo de uso dos dispositivos eletrônicos é determinado pela faixa etária, mas sempre deve ter supervisão de adulto. Confira abaixo.


  • Menores de 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames;

  • Dos 2 aos 5 anos: até uma hora por dia;

  • Dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia;

  • Dos 11 aos 18 anos: entre duas e três horas por dia.

 

Atividades para estimular o desenvolvimento da coordenação motora


Há muitas evidências dos prejuízos das telas para o desenvolvimento infantil. Portanto, é sempre válido conscientizar os pais e cuidadores sobre a importância de evitar a exposição da criança às telas ou, pelo menos, reduzir ao máximo o tempo de uso.


Para além disso, também crucial incentivar atividades que ajudem na aquisição das habilidades motoras.

Veja agora algumas atividades que podem ajudar no desenvolvimento da coordenação motora grossa:


  • Pular amarelinha

  • Pular corda

  • Jogar bola

  • Andar de bicicleta, patins, skate

  • Cabo de guerra

  • Corrida de obstáculos

  • Vai e vem


Lembre-se: todo movimento conta, o importante é evitar que a criança se torne sedentária e passe a maior parte do tempo nas telas.


Atividades para estimular a coordenação motora fina


  • Pintar

  • Desenhar

  • Recortar (com supervisão de um adulto)

  • Comer sozinha

  • Segura o próprio copo

  • Brincar de massinha

  • Brincar de blocos de encaixar

  • Tirar e colocar tampas em potes

  • Abrir e fechar botões

  • Escolher feijão ou tirar e colocar os feijões dentro de potes

  • Montar quebra-cabeças

  • Bafo (brincadeira com figurinhas)

  • Três Marias

  • Fazer pulseiras e outros acessórios com miçangas

  • Pega varetas

  • Aprender a tocar instrumentos musicais


Conclusão


“Atualmente, com todo o conhecimento que temos a respeito dos prejuízos das telas para o desenvolvimento infantil, precisamos ser mais cuidadosos e conscientes em relação à exposição às telas. Além disso, é essencial oferecer os estímulos, de acordo com a idade, e substituir o celular ou o tablet por brincadeiras e atividades lúdicas, que contribuam para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança”, finaliza Walkíria.


A Clínica Walkíria Brunetti – Fisioterapia e Pilates está localizada no Campo Belo, zona sul da cidade de São Paulo.

 

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