Musculação: tudo que você sempre quis saber sobre treinos de força
A musculação é uma atividade física bastante conhecida. Entretanto, grande parte das pessoas considera os treinos de força algo exclusivo de quem quer ter um corpo “sarado” ou a tal barriga “tanquinho”. Mas não é bem assim.
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Saúde Postural e Dores Crônicas, a musculação deixou de ser vista como um exercício de hipertrofia muscular, ou seja, para obter aumento de volume e tamanho dos músculos. “Na verdade, um treino de força pode ter diferentes objetivos. Além disso, hoje há métodos e técnicas que abrangem todas as idades dependendo da necessidade”.
Musculação e seus benefícios
Os treinos de força possuem diversos benefícios para a saúde, principalmente para pessoas que já passaram dos 40 anos. Isto porque o processo natural do envelhecimento causa perda da massa magra (músculos) e da massa óssea.
“A musculação contribui para desacelerar esse processo, bem como para prevenir uma perda mais intensa. Além destes benefícios, os treinos de força reduzem a quantidade de gordura corporal e melhoram o condicionamento cardiorrespiratório”, explica Walkíria.
Com músculos e ossos fortalecidos, temos uma redução muito importante do risco de quedas e fraturas. Essas duas condições são causas frequentes de incapacidade e hospitalização em idosos. Os treinos também são úteis para controle da glicemia e pressão arterial, aspectos importantes para quem tem diabetes e hipertensão.
Nem tanto peso assim
Atualmente, os treinos de força são individualizados de acordo com a necessidade, capacidade e objetivos da pessoa. “A carga usada nos exercícios, a intensidade das séries e a duração dos treinos são planejados levando em consideração diversos fatores como idade, condicionamento físico, doenças sistêmicas, condições musculoesqueléticas e estado de saúde como um todo”, adiciona a especialista.
Pilates pode trazer benefícios adicionais aos treinos de força
Embora sejam atividades diferentes, o Pilates e a musculação são complementares e potencializam os benefícios para a saúde.
“O Pilates também fortalece os músculos, principalmente àqueles que sustentam a coluna. Mas tem benefícios adicionais como melhora da flexibilidade (amplitude de movimento), equilíbrio e postura”, comenta Walkíria.
“Uma musculatura fortalecida aliada a uma boa amplitude de movimento, postura e equilíbrio são aspectos fundamentais para prevenir quedas, fraturas e para manter a autonomia e a independência na terceira idade”, finaliza Walkíria.
Comments