O que é Kinesio Tape? Como funciona este tratamento
O Kinesio Tape é um tratamento realizado com o uso de fitas adesivas em locais específicos do corpo, dependendo da condição que o paciente apresenta. Trata-se de um recurso complementar da fisioterapia para tratar doenças como tendinites, bursites, entorses, dores musculares, entre outros problemas musculoesqueléticos.
A fita é composta de um fio elástico coberto por fibras de algodão e é hipoalergênico, pois não contém látex. A bandagem é resistente a água e pode durar de 3 a 7 dias. Por fim, a bandagem elástica não interfere nos movimentos e esta característica é importante para o maior conforto do paciente.
Como funciona o Kinesio Tape
Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Dores Crônicas e Saúde Postural, a fita é ativada pela temperatura do corpo. “Por ser uma bandagem adesiva, ela levanta e estica os tecidos abaixo da pele. A partir disto, temos uma melhora na circulação do sangue e de outros fluídos corporais, como a linfa. Neste processo, também há eliminação de toxinas decorrentes de processos inflamatórios e melhora da dor”.
Kinesio Tape tem várias indicações – Veja quais são
“Uma das principais indicações da bandagem elástica é para alívio da dor. Ao ser colocada, a fita estica e levanta a pele, reduzindo a pressão nos receptores de dor que se ficam sob a camada externa da pele. Além disto, a fita estimula as terminações nervosas da pele que competem entre si. A partir disto, os estímulos responsáveis pela sensação de dor são bloqueados”, explica Walkíria.
Já para quem sofreu alguma lesão ou entorse, o Kinesio Tape pode ser uma excelente alternativa. “A razão é que a fica não restringe o movimento dos tendões e tecidos conjuntivos. Portanto, quando a pessoa se movimenta, a faixa deixa que a pele e os tendões se movam, sem prejudicar a circulação sanguínea”, conta a especialista.
“A redução do inchaço é outro efeito positivo do Kinesio Tape. A fita levanta a pele e isto causa uma pressão negativa embaixo da região em que ela foi aplicada. Este processo melhora a drenagem da linfa, líquido que preenche os espaços entre as células e é responsável pelo inchaço nas regiões inflamadas”, aponta Walkíria.
Kinesio Tape também ajuda na correção da postura
A fita pode inibir ou ainda ativar um grupo muscular. Estas características são importantes para normalizar o equilíbrio de uma articulação. Para além disto, também podemos aplicar o Kinesio Tape na correção postural.
Kinesio Tape pode beneficiar pessoas com doenças no sistema nervoso central
Outra indicação do Kinesio Tape é para o tratamento da sialorreia. Trata-se de uma condição que afeta a deglutição da saliva em quadros de paralisia cerebral. “A técnica também melhora a resposta proprioceptiva, a aptidão física, a função motora grossa e as atividades da vida diária nas crianças com paralisia cerebral”, acrescenta Walkíria.
Origem do Kinesio Tape
O Kinesio taping foi criado na década de 70 no Japão, pelo quiropraxista Kenzo Kase. O objetivo inicial era o prolongamento dos efeitos das sessões de quiropraxia. Ao longo dos anos, a técnica se popularizou e passou a ser amplamente utilizada por atletas olímpicos. Por isto, é muito comum ver os esportistas usando bandagens coloridas durante as competições.
Kinesio Tape não tem contraindicações
Uma das principais vantagens do Kinesio Tape é que pode aplicado em qualquer pessoa, como um complemento da fisioterapia. “Apesar de todos os benefícios, o Kinesio Tape deve ser aplicado por fisioterapeutas com experiência na utilização da técnica para alcançar o resultado esperado”, finaliza Walkíria.